A imagem não tem ligação com o conteúdo do post

Sempre tive um carinho especial pelo MV, apesar de alguns malucos que habitam por aqui em busca de se tornarem subcelebridades de uma comunidade que se renova a cada três anos. Por causa desse carinho e dessa relação quase abusiva que decide não ir embora, por enquanto, desse lugar. Desde a última vez que escrevi nesse blog e tentei emplacar do da Weebly, muita coisa aconteceu no mundinho virtual, mas hoje não vou abordar esse tema. Futuramente vou voltar a imagem que abre esse post e dar algumas opiniões.

Esse segmento era para fazer parte de um futuro programa da ONTV, mas decidi publicar aqui no meu blog pessoal porque, depois de pensar melhor, achei que não seria bom ligar a ONTV a esse segmento porque, vamos colocar dessa forma... Apesar de não ser meu intuito, pode ser que algumas pessoas se ofendam, afinal o MV pode ser muito imparcial. Pode ser que algumas pessoas comprem dores que nem se quer existem e façam disso uma tempestade no copo d'água, então, manter isso aqui no meu blog pessoal vai ser melhor.

Esse quadro é assim, toda a semana ou a cada quinze dias, não sei, vou pegar um site do MV (ou uma webemissora) e analisar ela. Às vezes vai ser uma análise profunda, pode ser que outras vezes não. Prometo que não vou ser ácido porque da última vez que fiz comentários humorados sobre obras, aliás um humor parecido com certa pessoa aí, fui muito críticado.Então, dessa vez vou ser clean, mas ainda darei minha opinião pessoal.

Vamos lá, então?


Hoje vou trazer uma análise da "Renable Webs" que recentemente ficou envolvida, sem querer, em uma treta quando um autor resolvou publicar sua webnovela nela e na WidCyber. Gente, MV não é Wattpad e Spirit, se você quer publicar em dois sites, conversa com o pessoal porque o conceito do MV é que esses sites sejam emissoras... Enfim, vamos seguir.

FICHA DE ANÁLISE

NOME DA WEBEMISSORA: Renable Webs

CONCEITO ARTÍSTICO: O site tem um conceito visual que lembra muito o que era feito nos anos 2000. Não apenas dentro do MV, mas no quesito marcas em geral. Isso não é um ponto negativo, muito pelo contrário. Acredito que esse tipo de design simples, mas colorido e bastante informativo está voltando, claro que repaginado para caber nos moldes atuais.

DESIGN DO CORPO DO SITE: É fácil para se encontrar no site, na página principal você já encontra um menu que te leva para o que está no ar no momento, audiência, uma wiki entre outras coisas. É bastante simples, mas isso mais ajuda do que atrapalha para falar a verdade, às vezes a simplicidade é o caminho certo para uma organização mais orgânica. Na página inicial ainda é possível encontrar a linha do tempo com as publicações mais recentes e os mais vistos da semana.

DRAMATURGIA: Assim como a maior parte do site, a publicação das tramas seguem o padrão e isso também não desqualifica o site. Na verdade, o que vemos na Renable é um trabalho simples e muita dedicação. Eu não conheço a maioria dos autores do site, pelo menos não dos que estão com obras no ar atualmente, entretanto, meu conselho a eles é que se eles querem seguir carreira como roteiristas ou romancistas que continuem estudando a escrita, principalmente técnica. 

ENTRETENIMENTO: Os programas, o programa do blog, também reflete o que já foi dito. A partir do programa “Diego e Você” que se encontra no ar no momento, vemos que a Renable é uma webemissora no seu começo e isso é uma coisa que vemos em todos blogs que estão na mesma fase, programas com escolhas confortáveis fazem parte desse início. Muitos sites usam isso, inclusive na ONTV já usamos e, provavelmente, vamos usar várias vezes. Só que na Renable é a mesma fórmula que já foi usada antigamente no MV. O “ator” é entrevistado e fala sobre seus papéis no MV, o apresentador mostra o universo do MV como se fosse algo paralelo a realidade. É uma escolha fácil, com certeza, mas não deixa de ser divertida em um certo ponto.

OPINIÃO GERAL: A Renable é um blog no começo, engatinha em passos para um futuro promissor ou não, tudo isso depende do que a pessoa que está por trás pensa em relação a isso. É muito importante não levar o MV a série, no sentido de que, bem, no sentido de que o MV não enche barriga. É bom investir em algo que te faça bem, claro, é esse ponto que levou eu e os meninos da ONTV a comprar um domínio e uma hospedagem, mas faça com que o site evolua com você, não evolua o site e deixa sua vida particular jogada, não se esqueça de si mesmo. Acredito que, com o tempo e com o investimento necessário a Renable pode vir a ser algo maior. O site é agradável, a simplicidade é nostálgica.