O que é o "MV"? - conheça e pequena comunidade online

jovem homem finge ler uma obra do MV para foto do Adobe
 

Além de pessoas que acreditam ser donos de emissoras de televisão (isso inclui eu) e que grandes atrizes e atores (também estou me incluindo) protagonizaram suas histórias, o que mais o “MV” tem a oferecer? Foi quando me fiz essa pergunta que decidi escrever esse texto, o que hoje em dia tem no MV além dele mesmo, esse universo alternativo quase disfuncional?

Bom, antes de mais nada, vou supor que você (leitor) não sabe o que seja o MV/Mundo Virtual e que caiu aqui no blog por conta própria, por culpa do Google. Vou usar a mesma explicação que usei com meu namorado quando ele me perguntou porque eu estava sendo entrevistado no chat do Messenger por uma fake chamada Felipa e também porque eu estava escrevendo um roteiro.

O que é o MV? Simplesmente, é uma comunidade online chamada “Mundo Virtual” onde blogs possuem o conceito de se parecerem com emissoras de televisão. Esses blogs publicam histórias, geralmente em roteiro e em um formato parecido com as telenovelas ou séries. Existe uma programação muito parecida com a grade de um canal de televisão, ou seja, essas histórias tem dia e horário para serem publicadas e, em vários casos, uma fila de espera para entrar nessa programação. Atualmente, as “webemissoras” publicam além de roteiro também tramas em prosas, o famoso literário.

Ivani Ribeiro do MV escrevendo outra canetada

Assim como funciona na televisão, cada site tem sua cara, suas obras, seus autores. Se a gente parar pra pensar, o MV nasceu em uma época que a Rede Globo dominava o mercado de dramaturgia na TV brasileira, era um grande expoente e hoje não é diferente, mas a realidade é diferente. O que eu quero dizer que isso é que a diversidade de blogs no MV é maior do que o de canais na TV Aberta. Claro que diversidade de sites não quer dizer diversidade de histórias e sim, nesse texto vou usar site, blog e webemissora como sinônimos e você que lute com isso.

Bom, vou falar de uma coisa que vi desde quando comecei a acompanhar o MV. Para quem não sabe, eu colaboro em um blog dessa comunidade, a ONTV. Antes de entrar para esse site, eu já acompanhava esse universo coativo apenas como leitor fantasma, ou seja, eu não comentava, apenas lia. Já passei por sites como Belas Histórias, TVN e outras, mas o que eu sempre vi e que sempre me incomodava é que sempre existiram autores que se espelhavam muito na televisão. Principalmente na Globo. Geralmente autores novos. Na minha opinião isso atrapalha a diversidade e a autenticidade que deveria imperar no MV.

Quanto tempo demorou para ter uma trama protagonizada exclusivamente por gays dentro de um blog do MV? Isso acontece porque muito dos donos (ou “presidentes”) desses sites realmente viam tudo como se eles fossem donos de uma emissora, como se fossem Robertos Marinhos do Paraguai, nem a humildade de seres Silvio Santos, o dono da Manchete, sei lá. Felizmente o que você não vai encontrar atualmente é esse MV mais conservador, claro que em alguns sites seus autores ainda estão copiando e recopiando a formula da TV, do streaming, entretanto, em alguns lugares você, leitor, vai encontrar uma identidade própria.

Não é errado o autor copiar a televisão, só se ele for um autor novo que está entrando nesse universo paralelo agora. Quando digo autor novo, digo adolescente que fica muito tempo na internet e por acaso encontrou o MV. Se você for uma pessoa adulta e está fazendo isso, me desculpe, mas vá procurar sua identidade.

Eu não vou ser infeliz nesse texto, afinal ele é para apresentar o MV a você, pessoa que não conhece essa comunidade e talvez possa encontrar histórias que sejam do seu interesse. Além das polêmicas, envolvendo um pessoal aí que acredita ser bom o suficiente para serem plagiados, você pode encontrar sites com personalidade e identidade própria dentro desse universo. Vou falar de alguns deles:


WIDCYBER: Nesse 2023, a Widcyber está completando seis anos de existência. O blog começou, como qualquer site do MV no começo, pequeno e foi crescendo. Dos atuais sites no ar, a Widcyber é um dos com mais personalidade própria e não fica parado somente aí. O blog oferece ótimas histórias, tanto em roteiro quanto em prosa. Novelas, séries, contos e etc. Vale muito a pena conferir o conteúdo. Não vou me aprofundar muito aqui porque pretendo fazer uma análise igual a que fiz da Renable Webs.


ESTÚDIOWEBS: Um dos sites “novos” na comunidade, Estúdio Webs também sua cara própria. Você vai encontrar algumas histórias que vai poder ler rapidinho, eu não posso dizer se são histórias boas porque quem vai me dizer isso é você, pois temos que aprender a ter opinião própria. Se você procura algo para ler que seja diferente dos seus livros, das suas séries ou novelas, de suas fanfics, garanto que aqui também vai encontrar.


RENABLE WEBS: Um dos sites novos e, ao mesmo tempo, é o que mais se parece com o MV anterior ao atual. Você vai encontrar histórias diferentes das que você encontra na televisão, algumas iguais e você também vai entender como era esse universo antes de 2016. É um site que eu acredito que, com a organização certa e o direcionamento, pode evoluir bastante e encontrar sua identidade própria.

CLIQUE AQUI PARA LER MINHA ANÁLISE.


WEBTV: O mais antigo em atividade, já teve várias fases e atualmente anda um pouco parado. Por favor, a pessoa que faz o Misturama na WebTV, não, vocês ficaram um bom tempo parados também e precisam admitir isso. Vai fazer bem. Continuando, na WebTV você vai encontrar uma diversidade de coisas, como reprises de novelas antigas, séries, algumas coisas novas, um entretenimento muito bom, aliás, eu acho que a WebTV produz programas de entrevistas e variedades bons, aqui você vai ser apresentado da melhor forma a esse lado do MV. Vai encontrar conteúdos interessantes como várias antologias de contos, mas a atualização de novelas e séries a cada quinze dias peca muito, na minha opinião.


ONTV: Sou bem suspeito para falar da ONTV porque por muito tempo fiquei a frente do blog, ainda estou de alguma forma, então, vou dizer como enxergo o site. Aceito que os designs da ONTV são simples, não somos profissionais e fazemos o melhor possível, mas posso dizer que temos sim uma identidade nossa, uma personalidade que é nossa. Aqui você vai encontrar tanto novelas e séries em roteiro, quanto prosa.


Gostaram de conhecer o MV? Espero que sim! Garanto que você conseguirá encontrar boas histórias em algum desses sites, mas sempre lembrando que muitos desses autores são jovens começando a escrever e se você tiver um crítica a eles, por favor, se for para deixá-lo com baixa autoestima, não faça. Pense antes de teclar.


Postar um comentário

0 Comentários