Quem diria que o me traria de volta a fazer vídeos para canal e também textos para cá (meu blog, coitado) seria uma série tailandesa BL, um gênero que eu passei dois anos passando longe por experiências ruins com outras produções que não eram tailandesas Enfim, no início desse ano uma série vinha chamado a minha atenção, não, desculpa: No início desse ano duas séries vinham me chamando a atenção. “2Gehter” e “Why RU?”. Eu sigo algumas páginas sobre yaoi e muitas delas começaram a publicar sobre essas séries dando um tempo nos quadrinhos coreanos como BJ Alex e outro que esqueci o nome.
Passou uns dois meses comigo observando e ficando curioso até que, em Março, um pouco depois da minha cidade entrar em quarentena, decidi dar uma chance e comecei por “Why RU?” que por alguma razão me chamou a atenção por causa dos promocionais. Não vou dizer que me apaixonei no primeiro episódio, não, isso não aconteceu. A paixão por essa série talvez tenha acontecido no segundo episódio, com certeza que sim. Ela me trouxe uma atmosfera diferente das séries americanas que assisto, dos animes yaoi que eu assistia e, com certeza, dos dramas coreanos que assisti lá em 2017. Tudo isso contribuiu para que eu ficasse preso nessa história e em seus personagens, percebi algumas coisas típicas de fanfic, mas deixo de lado isso porque penso que a maioria das produções do gênero devem ser assim… Certo?


Meu ponta pé inicial para começar a assistir foi a trama entre Zon e Saifah e depois foi esquecida… Mas vou entrar disso em seguida. Primeiro vou falar um pouco sobre a história da série, dos dois casais principais porque os que deveriam ser os figurantes de luxo acabaram que se tornaram figurantes, ficaram até abaixo dessa linha ali.


A gente começa com Zon, um estudante universitário calouro, eu acho, que vem Saifah seu inimigo. Isso porque eles brigaram por causa de uma mesma mina, o primeiro episódio é só essa apresentação de personagens e a história começa mesmo depois que o Zon descobre que sua irmã escreve fanfics BL com ele e o Saifah como casal protagonista. Assim como ela também coloca o amigo do Zon, Tutor e o amigo do Saifah, Fighter, como o casal secundário da sua história. Tá dando para entender? Acontece que depois disso o nosso menino começa a pensar que ele entrou em um livro BL e ele começa a surtar porque o Saifah começa a agir de uma maneira meio diferente com ele, implicando só que também insinuando.
Agora a gente para o nosso segundo casal que acabou se tornando o casal principal por causa de um problema chamado “gravações paradas pelo COVID-19”.
Fighter implica com o Tutor desde quando se conheceram na apresentação dos calouros, não sei o nome específico desse evento. O famoso trote no Brasil. No início o Tutor até pensava que o Fighter também queria ele, mas do nada o moço começa a flertar com a amiga do Tutor, uma mocinha chamada HwaHwa (segundo a legenda, mas eles só pronunciam o primeiro Hwa). A gente vai acompanhando essa trama e descobrindo que talvez o Fighter gosta mesmo do Tutor, mas tem uma história aí por trás do porquê de ele não ter se confessado ainda ou aceitado esses sentimentos.

A série tem uns momentos bem besteirol, mas sinceramente eu não reclamo muito disso porque desdo do começo eu achei ela divertida. Só que ela tá enfrentando aí uns problemas e o primeiro que eu vou falar ele já acontece dese do início que é o pouco espaço para os outros casais. Ou você enche de casal e arruma tempo pra todo mundo ou, então, não enche a audiência de casal. Mas teve o problema com o corona e as gravações não completaram, sim teve isso, mas essa falta de tempo acontece praticamente desde o início.

Esse problema, por exemplo, não acontece com outra série que estou assistindo: My Engineer. Claro que essa não sofreu com o problema do vírus novo, mas desde o começou deu um tempo de tela muito bem dividido entre os quatro casais. Você não fica insatisfeito com nenhum desenvolvimento porque todos tem seu momento de brilhar nos episódios. Why RU entrega para a gente dois casais principais desde o começo e em seguida três casais secundários, mas nenhum desses casais desde o começo teve um desenvolvimento. Eles apenas estão ali… Existindo, mas para qual rumo? Não sabemos.
Uma coisa boa desse problema é que, como as cenas do Tutor e do Fighter estavam prontas, eles ganharam um tempo absurdo de tela e a trama dos dois é boa. É muito dramática? Mexicana? Sim, mas eu adoro uma novela mexicana. Why RU?” está se encaminhando para o seu final, segundo o site My DramaList, a série tem mais dois episódios para serem exibidos. O episódio 13 e o episódio 14, é nesse momento que eu entro no seguinte assunto: o possível final da série que eu to odiando, espero que seja apenas especulação.
Desde do segundo episódio, Zon vem se perguntando se ele estava preso na história da sua irmã e isso fez com que as pessoas parassem e pensassem “será que no final vai ser tudo uma fanfic?”. Tem esses sinais, não vou negar porque essa poc maldita do Zon se pergunta toda hora se ele está dentro de uma fanfic e isso me dá nos nervos, por favor, que esse não seja o final porque se não… Eu sofri pelo Fighter e o Tutor a toa? É sério? Minha tristeza não valeu a pena é isso que você estão me dizendo?
Em breve eu volto com mais um texto sobre “Why RU?” contando um pouco do que eu achei do final. Se esse final sair, eu não sei, você sabe? Por favor me dê uma luz.