E vamos de mais uma review de webnovela aqui no blog. A segunda, que beleza, não é mesmo? Hoje eu vou falar sobre a estreia da CyberTV “E Vamos à Luta!” escrita pela Débora Costa. Conhecida no MV pelas tramas consideradas mexicanas, Débora fez muito sucesso na CyberTV com esse tipo de narrativa, entretanto, desta vez a autora apostou em uma adaptação de uma novela brasileira que provavelmente não vai ganhar um remake nas telinhas tão cedo. Como será que foi esse primeiro capítulo?

A história gira em torno de Liz, dona da tecelagem Santa Isabel, ela retorna para cuidar da fábrica depois de passar um tempo fora. Segundo o que a autora falou na sua entrevista pro Observatório da Escrita (programa da CyberTV), Liz passou um tempo longe porque o marido e o pai morreram num incêndio na fábrica.

Pesado, né não? Gostei.

O capítulo de estreia é simples, não tem muito conflito além do conflito principal que é, Liz que o seu galã, Fábio, se conhecem durante uma batida de carro e se desentendem. A tia da protagonista, Marta, já se demonstra ser a vilã da história. Também temos ali o personagem Alex que tem seu ar de antagonista.
Esse capítulo ele faz muito bem em apresentar os personagens, a construção é boa em relação o que vai acontecer no final do capítulo. Uma coisa que, se você é macaco velho de folhetim, sabe muito bem o que vai acontecer assim que terminar de ler a segunda cena. Porém, o problema, na minha opinião é que tudo acontece rápido demais.
Isso, inclusive deixem eu me retratar aqui: Me esqueci de colocar na review de “Mulher do Fim do Mundo”, mas esse da narrativa ser muito rápida também acontece naquela obra, porém, na história escrita por Bruno Rodrigo temos a justificativa de que ela tem 12 capítulos. “E Vamos à Luta” eu não sei quantos capítulos terá, mas provavelmente deve ficar bem mais do que 12 capítulos nesse caso eu acho um problema.

Vamos continuar.

Como eu disse, tudo acontece rápido demais e ao mesmo tempo a leitura é ágil, não é cansativa só que a leitura é assim não porque tudo acontece depressa e sim pelo texto da autora que não é cheio de firulas. Eu penso que essa questão da linha do tempo poderia ter sido trabalho melhor, eu acho a Débora uma boa autora, tem capacidade de fazer um capítulo render mais. O reencontro da mocinha e do mocinho poderia ter demorado mais algumas cenas.

A webnovela tem toda uma aura Cassiano Gabus Mendes, ela tem a aura, mas não tem as piadas. Eu não digo que isso é um erro da autora, isso é uma coisa além do autor. Eu acho isso porque nos últimos tempos consumi algumas obras do Cassiano e, então, minha cabeça fez essa comparação.
Eu não li todas as webnovelas da Débora Costa, mas as que eu li senti aquela vibe mexicana e, particularmente, eu gosto de uma novela mexicana, mas por enquanto “E Vamos à Luta!” não apresente essa aura. Ela tem uma coisa que lembra muito uma novela das 19horas.

A trama é simples, mas também cativante, quem não gosta de uma revolta da classe operária, não é mesmo? O casal principal vai ser aquele que todo mundo gosta, a fórmula que nunca gasta de casal gato e rato que vivem se bicando, mas, no fundo, se amam. Uma coisa meio “A Megera Domada” que sempre é presente nos enredos de folhetins. Eu não posso opinar muito sobre os vilões porque esse primeiro capítulo não entregou tanto deles, mas espero muitas maldades.
Para finalizar eu quero fazer uma reclamação, quem tenha formato o PDF do capítulo, por favor, não ficou bom. O capítulo no site tá mais agradável de ler, tentei ler no PDF pelo meu notebook e não deu. A formatação me incomodou um pouco. O capítulo estava muito bom mesmo, mas formatação a melhorar.

Vocês podem acompanhar a trama pelo site da CyberTV, clicando aqui, se gostam desse tipo de trama simples e leve, divertida e romântica, vão achar “E Vamos à Luta!” uma ótima leitura!