Em 2020, escrevi "Meu Mundo Caiu"

 

Eu escrevo muito na internet, muitas coisas que falam muito sobre meus gostos para séries, filmes e etc., às vezes apenas pelo puro entretenimento, penso que isso não tem problema porque na minha cabeça existem muitas histórias, muitas ideias e é uma necessidade quase fisiológica coloca-las no mundo de alguma maneira. O MV foi uma maneira que encontrei de colocar algumas dessas ideias em prática.

Uma dessas ideias que consegui colocar em prática foi a webnovela “Meu Mundo Caiu”, uma história em formato de roteiro que eu tenho muita vontade de revisar, adicionar cenas e até mesmo incrementar algumas histórias. Quem sabe.

“Meu Mundo Caiu” foi baseada em um livro, quer dizer, não apenas um livro, mas o meu livro favorito até o dia da minha partida desse mundo. “Maurice” de E.M. Forster, publicado em 1971, entretanto escrito entre os anos de 1912 e 1914. A história do Romance conta o drama de Maurice Hall, um homem inglês de classe social elevada e que possuí um dilema, ele é um homem homossexual dentro de uma sociedade que, como dita por um dos personagens, que não aceita a natureza humana. Se trata de uma história de costumes e formação, no momento em que acompanhamos a mudança e evolução de Maurice durante as páginas e também os costumes ingleses da época descritos com precisão.

Desde a primeira vez que li o livro sempre senti que dali poderia sair uma adaptação serializada, mesmo que já houvesse o filme de 1987. Apesar de ser uma narrativa que não possuí nada de folhetinesco, a história de Maurice sempre me parece (e de fato é) humana o suficiente para estar em uma novela brasileira, mas acabou se tornando uma webnovela.

Para transformar um Romance que tinha poucas características de folhetim para uma espécie de bisneto do gênero, tive que criar novas histórias e também busquei inspiração na literatura brasileira. Por que não? Assim, os dois núcleos principais da webnovela ficaram a cargo de “Maurice” e do Romance brasileiro “A Moreninha” de Joaquim Manuel de Macedo. Claro que as adaptações não pararam por aí, afinal “Maurice” se passa no país de origem do autor, a Inglaterra. A webnovela precisava se passar no Brasil para se unir ao universo que eu criei para poder recontar essa história com uma outra versão, mas ela não se passou totalmente no Brasil. No começo do Romance, Maurice está na Universidade de Cambridge, adaptei para que o protagonista de “Meu Mundo Caiu”, o Maurício, estivesse em uma universidade em Lisboa, Portugal. Porque era costuma na época em que a trama se passava, 1910 que os filhos de famílias ricas fossem estudar na Europa.

Com isso, a primeira parte da trama, ou primeira fase, se passa parte em Lisboa e outra parte no Brasil, sendo que no Brasil os núcleos ainda eram divididos entre São Paulo, Rio de Janeiro e o interior de São Paulo. Uma característica que eu admito que complicou o desenvolvimento de algumas tramas. Em São Paulo havia um núcleo de uma pensão, queria integrar alguns personagens do Rio de Janeiro nesse núcleo para fazer o mesmo render mais, porém como fazer um grupo inteiro de amigos se mudar de uma vez para outro estado do nada? Isso resultou no sumiço de alguns personagens, coisa que me arrependo muito. O tempo que eu tinha a disposição para pensar, desenvolver e escrever também não foi o do mais agradável para poder pensar em soluções inteligentes. Ainda assim, MMC é, entre as coisas que escrevi no MV, a minha webnovela favorita.

Entre os personagens que eu gostaria de ter trabalha mais estão, Anne, a noiva de Clive. Ela tinha uma trama muito boa, ela estava casada com um homem que não tinha interesse pelo seu corpo, mas ela não sabia o motivo disso, na verdade, nunca soube. Tanto no Romance quanto na webnovela, mas eu acho que isso não é importante. Eu também daria mais destaque para Almiro, um personagem que entra na segunda fase da história, no Romance qual me baseio ele é equivalente o personagem Alec Scudder. Essa parte da história eu desenvolvi de maneira diferente do original.

No original as cores entre Maurice e Alec são mais sutis, além do que existe uma barreira social muito grande entre eles, era algo quase palpável na Inglaterra. Não é como se entre Maurício e Almiro não existisse uma barreira social, mas essa era mais fácil de romper do que a inglesa. A ideia original era introduzir o personagem como outro protagonista, mas percebi que seria arriscado e preferi deixar sua introdução para mais adiante na trama.

Meu arrependimento é de não ter criado mais histórias para esse personagem antes de conhecer Maurício, mas isso é uma coisa em “Meu Mundo Caiu” que eu gosto. Cada personagem tem sua função bem definida e isso faz com que uma história curta vá para frente sem muitos problemas, a única questão que fica é que alguns personagens deixam a sensação de que poderiam ter sido mais, mas quando o ciclo deles chega ao fim, precisamos aceitar como autores e seguir em frente.

Uma das histórias que descartei enquanto escrevia “Meu Mundo Caiu” foi uma trajetória de Penélope nos Estados Unidos. Bem, diferente do Romance “A Moreninha”, Penélope que é equivalente a Carolina, não fica com o seu par romântica quando descobre que ele é o menino por quem ela se apaixonou quando criança. Em MMC, a mocinha acaba se casando com o rapaz inglês que sua mãe trouxe de Londres para casar com ela, o personagem Collins. Na webnovela essa fase do casamento aconteceu em 1912, Penélope e Collins foram para Inglaterra para visitar a família do rapaz e iriam para os Estados Unidos, onde a família dele possuía negócios, abordo da viagem inaugural do navio Titanic. Collins vem a falecer no naufrágio mais famoso da história e assim Penélope fica livre para que Augusto, mesmo nome do personagem em “A Moreninha”, a reconquiste. Eu iria dar a Penélope uma trama toda com sua solidão e sofrimento de viuvez, mas em seguida descobrindo sua gravidez e voltando a viver com sua família no Brasil.

O final foi algo que eu fiz, da forma que fiz, por uma situação que eu descreveria como bem pessoal. Tem um diálogo no final do Romance que eu gosto demais, é algo que sempre que leio, me deixa animado, é uma sensação que não consigo descrever corretamente, mas eu precisava que essa cena estivesse no final da webnovela. No último capítulo. Não no penúltimo ou no antepenúltimo, mas no último. Então, pensando nisso e nessa minha necessidade, construí uma espécie de três finais, sendo que o antepenúltimo era o final dos núcleos menores, o penúltimo capítulo o final dos co-protagonistas e núcleos maiores e o último capítulo todo com o final de Maurício, Clive e Almiro. Também com esse final, com essa forma de finalizar a webnovela, pensei na história da jovem que, muitos anos depois, encontra os diários de Maurício e descobre o seu romance com Almiro e isso a inspira a escrever um Romance.

“Meu Mundo Caiu” foi uma das histórias que mais gostei de escrever para o MV, fui muito feliz na construção e desenvolvimento e também me diverti bastante, o que eu acho que seja essencial para que o autor leve sua história para frente. Apesar de alguns arrependimentos e coisas que faria diferente hoje em dia, é uma história que um dia eu gostaria de trazer de volta já que, infelizmente, o site onde foi publicada em 2020, o Megapro, não existe mais.

Postar um comentário

0 Comentários