Processo de escrita de “Amor & Mistério” e o apoio nos clássicos da literatura
Processo de escrita de “Amor & Mistério” e o apoio nos clássicos da literatura
O processo de escrever uma nova história é sempre interessante, pelo menos para mim. São muitas coisas que acontecem quando a gente tem o insight da nova ideia, depois o desenvolvimento da história, o pensar nos personagens, nas situações que vão acontecer durante o desenvolvimento deles, as personalidades de cada, suas vozes. Existem diferentes formas de se ter uma nova ideia, muitas vezes elas vem quando queremos e outras vezes elas vem quando menos esperamos.
Desde o ensino médio eu sempre gostei muito dos clássicos literários, apesar de que naquela época eu os entendia muito pouco e hoje em dia, a maioria ainda é difícil para mim, mas isso não me afasta da vontade de querer lê-los. Muitas ideias eu tive durante algumas leituras ou pensando sobre elas. Por exemplo, a primeira semente para pensar na trama de “Sangue & Esplendor”, história que volta e meia eu repenso e reescrevo algo ou escrevo um pouco mais, foi durante uma leitura da biografia de Nero, o último imperador de Roma. Aquele mesmo que, supostamente, colocou fogo na cidade.
Não foi diferente com “Amor & Mistério”, como muitos devem saber, se acompanham minhas redes sociais de escritor ou as do Ciclo, a trama principal da webnovela é baseada de forma bem livre na trama de “Jane Eyre”, da escritora inglesa Charlotte Brontë. Da primeira vez que li o Romance e tive contato com a história, percebi que dava para desenvolver uma trama mais folhetinesca em cima da ideia. É claro que, nesse caso, existe uma diferença entre eu tomar para mim a história de terceiros e uma trama que já existe me dar um insight para criar algo novo.
A história do livro, principalmente a parte em que a protagonista trabalha como preceptora, me deixou interessado em pensar como essa dinâmica funcionaria em uma história puramente folhetinesca. No romance de Charlotte Brontë podemos encontrar várias interpretações sobre as personagens, sobre a história e seus significados, porém me apeguei muito ao tema da liberdade que é tratado nesse livro. A liberdade da mulher dentro da sociedade vitoriana, mas também o individualismo do ser humano que era uma discussão forte na época. Então, as tramas secundárias da webnovela, foi decidido por mim, que deveriam tratar desse tema também, em algum nível.
Francisca quer ser livre para poder amar Conrado. Ela não pode porque Klaus aprende ela em estigmas sociais e raciais. Alberto quer ser livre para poder produzir e apresentar ao mundo sua arte, mas seu pai e o seu irmão mais velho querem prendê-lo em um papel masculino que consideram o correto. A própria persona de Klaus também não foge ao tema liberdade, mas ele não quer ser livre porque já é livre, tem dinheiro o suficiente para ser e nasceu homem branco, ele quer que as mulheres alvo de seu afeto fiquem presas a ele. Acredito que a única personagem desse ciclo que foge a temática liberdade é a figura de Rosa. Rosa não quer ser livre, ela quer ser a próxima esposa de Klaus e para isso abriria mão de sua liberdade sem pensar duas vezes.
Essa é minha primeira vez escrevendo uma webnovela curta assim. Enquanto um capítulo grande de “Amor & Mistério” não deve ter mais do doze cenas e dez páginas, um capítulo de normal de “Laranjal” tinha quase trinta páginas, quando comecei a desenvolver “Raio de Luz”, antes de diminuir a quantidade de páginas por capítulo, variava de 35 a 45 páginas.
Por um lado é bom porque eu me vejo obrigado a fazer as coisas acontecerem mais rápido, mas por outro lado, não tenho tempo de me divertir com história apesar de que escrever essa webnovela em questão não está sendo chato, muito pelo contŕario. Tenho que tomar cuidado porque o ritmo é outro, eu não tenho tempo de fazer cenas muito contemplativas ou que mostrem o personagem apenas existindo. Uma webnovela para a comunidade de um canal do YouTube é curta, tem que mostrar o conteúdo no capítulo inteiro e mostrar para onde a história está se encaminhando.
A webnovela estreia dia 05 de Janeiro, a partir das 21h no comunidade do canal da Ciclo no YouTube.
Link: https://www.youtube.com/@Canalciclobr

Nossa quando dizem que livros abem.portais para a criatividade, não é uma mentira ❤
ResponderExcluirTô bem ansiosa pra acompanhar Amor e Mistério 😍